Cruzeiros no Rio Douro com climatização Viessmann Mar23

Etiquetas

Publicações Relacionadas

Partilhar

Cruzeiros no Rio Douro com climatização Viessmann

Foi inaugurado mais um barco de cruzeiros, da conceituada empresa grega G. K. Marine Ltd – Sucursal em Portugal. Esta sucursal assegura a planificação, produção, implantação e manutenção das instalações de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) para aplicações marítimas. Com produção nacional, nos Estaleiros de Viana do Castelo.

Como não podia deixar de ser, devido aos elevados padrões de qualidade exigidos, havia que assegurar e acautelar as necessidades de Aquecimento e de AQS (Águas Quentes Sanitárias) de 55 quartos. Um factor determinante foi também a perspectiva energética, dado que era imprescindível assegurar baixos consumos de combustível, grandes autonomias de funcionamento, e claro, sólida fiabilidade de funcionamento.

Dessa forma a escolha recaiu num sistema compostos por duas caldeiras de baixa temperatura e de tripla passagem de fumos, da marca Viessmann modelo Vitoplex 200 (SX2A) de 200 kW cada (perfazendo assim uma potência total instalada de 400 kW). De forma a melhor optimizar a solução, cada caldeira foi equipada com um queimador pressurizado de funcionamento modulante para gasóleo.

Cada caldeira possui ainda a tecnologia de Therm-Control, que ao dispensar a bomba de anti-condensação e o dispositivo para elevação de temperatura de retorno, permite uma simples integração hidráulica.

Outro factor vinculativo, foi a sua forma compacta, que permitiu assegurar a implantação das caldeiras num reduzido espaço, sem comprometer as áreas necessárias para a sua correcta manutenção. Se num projecto convencional, cada vez mais o espaço disponível para implantação de equipamentos é reduzido, num navio então esta necessidade reveste-se de uma papel ainda mais importante, pois há que assegurar as necessidades do navio e dos seus utentes, sem comprometer o correcto funcionamento e manutenção dos equipamentos.

Além disso, dada a especificidade da solução (trata-se de um navio que nas suas viagens estará muito distante de um SATO – serviço de assistência técnica oficial) havia também de selecionar equipamento com uma elevada durabilidade e fiabilidade.

300.

A marca Viessmann veio responder também a este requisito.